Minha primeira lagarta formigueira

Eu sempre gostei de borboletas, em determinado momento, quando comecei a estudar biologia, eu ouvi falar sobre a existência de lagartas de borboletas que viviam em simbiose com formigas. As Borboletas Formigueiras pertencem a duas famílias: Lycaenidae e Riodinidae. Embora esse pareça um tema fascinante, logo eu descobri que essas interações eram pouco conhecidas, um verdadeiro mistério... A partir deste momento comecei a me dedicar a procurar estas lagartas, demorou um bom tempo até encontrar a primeira lagarta formigueira.
Ironicamente elas estavam muito próximas, foram encontradas ao lado do prédio do Departamento de Zoologia, dentro do campus da UFRGS onde eu estudava. Foi um momento incrível, observar as interações entre as lagartas e formigas e imaginar o diálogo invisível entre espécies de insetos tão diferentes.
A morfologia das lagartas também era impressionante, na cabeça existe uma coroa de cerdas em forma de balão de função desconhecida, as lagartas também eram desconhecidas na época. A criação das lagartas resultou na borboleta Theope thestias, a "Formigueira-das-canelas"! Esse primeiro registro pode ser visto em https://www.inaturalist.org/observations/73238263, excelentes fotos do amigo Cristiano F. Schwertner.
Essa borboleta foi o tema do meu mestrado, se quiserem saber mais sobre elas podem conferir no link: https://ufrgs.br/faunadigitalrs/formigueira-das-canelas-theope-thestias/.
Estou bastante satisfeito com o projeto Myrmecophilous butterflies - Borboletas formigueiras. Aos poucos pretendo adicionar mais registros, espero que gostem e colaborem com o projeto.

Publicado por lucaskaminski lucaskaminski, 07 de abril de 2021, 10:25 TARDE

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Adicionar um Comentário

Iniciar Sessão ou Registar-se para adicionar comentários