Corte parcial (CPa) de mimosas (Acacia dealbata): geralmente INEFICAZ

No final de 2020 experimentei algumas variantes da técnica de descasque de acácias em busca de uma forma de obter resultados mais rápidos: as acácias submetidas a descasque demoram geralmente vários meses ou até anos a secar, podendo ainda libertar muitas sementes após o descasque, e era meu objetivo evitar este problema.

Uma das técnicas experimentadas foi o Corte Parcial e Descasque (CPDe): cortar toda a copa da árvore (para impedir a produção de sementes na primavera seguinte), mantendo o tronco até cerca de um metro de altura, e efetuar o descasque em anel junto ao solo (para garantir a morte da árvore mesmo que ela rebentasse acima do anel de descasque). Os resultados da aplicação desta técnica foram surpreendentes: algumas árvores nem chegaram a rebentar, morrendo por completo.

Esta constatação deu azo a algumas interrogações:

  • Será que basta o corte parcial para que a árvore morra, eventualmente em resultado de um ataque por fungos?
  • Mesmo que a taxa de eficácia não seja 100%, será suficientemente alta para se justificar a aplicação desta técnica em larga escala?
  • O corte parcial de uma jovem acácia pode demorar apenas 5 segundos, mesmo quando realizado com uma serra manual; o descasque dificilmente demora menos de 3 minutos: será possível substituir o descasque pelo corte parcial de modo a poder atuar em áreas muito maiores com os mesmos recursos?
  • Mesmo que muitas árvores rebentem após o corte parcial, será que irão rebentar apenas na parte superior do tronco (pouco abaixo do corte), permitindo a posterior realização de descasque junto ao solo?

Em fevereiro e março de 2022 foi efetuado o corte parcial de acácias numa mancha de média dimensão (algumas centenas de metros quadrados) situada na Mata do Sobral, formada por mimosas resultantes de germinação e rebentos de toiça/raiz posteriores ao incêndio de 2017. Essas jovens mimosas com cerca de 4 anos encontravam-se em flor e iriam disseminar numerosas sementes caso não fossem cortadas (em algumas árvores de maior dimensão - possivelmente rebentos de toiça - já eram observáveis algumas dúzias de vagens de sementes da primavera anterior).

Comparando estes registos, constata-se que

  • todas ou quase todas as mimosas rebentaram após o corte parcial: os rebentos surgiram timidamente durante o mês de abril e começaram a crescer rapidamente a partir do final do mês de maio;
  • a rebentação deu-se ao longo de todo o tronco (não apenas na parte superior como se esperava), inviabilizando o descasque.

Conclui-se que o corte parcial não é eficaz, pelo menos se for realizado a partir de fevereiro.

Permanece uma dúvida: Por que motivo não se observou rebentação nas árvores submetidas a corte parcial e descasque em novembro de 2020? Que fator terá acelerado a morte dessas árvores?

  • Terá sido o intenso frio que se fez sentir no final de dezembro de 2020 e início de janeiro de 2021 (com geadas sucessivas e vários dias em que a temperatura média se situou pouco acima dos 0ºC)?
  • Terá sido o ensombramento? (As árvores cortadas em novembro de 2020 estavam inseridas num eucaliptal/pinhal adulto numa encosta voltada para norte; as árvores cortadas em fevereiro de 2022 situavam-se numa encosta sem arvoredo orientada para oeste.)
  • Terá sido o maior tempo de dormência da árvore (5 meses de novembro a abril, em vez de 2 meses de fevereiro a abril), o qual favoreceu a entrada de fungos e a morte da árvore antes de ter a possibilidade de formar novos rebentos?
  • Será que o anel de descasque junto ao solo acelerou a entrada de fungos no tronco e na raiz? (Nas árvores submetidas a corte parcial em fevereiro/março de 2022 também houve exposição de parte do tronco - muitas vezes era arrancada uma parte da casca juntamente com a copa da árvore - mas a maior distância entre o tronco exposto e as raízes poderá ter impedido que a infeção por fungos se estendesse à raiz.)

Pode valer a pena realizar mais algumas experiências de corte parcial noutros meses do ano (por exemplo em julho e agosto nos dias mais quentes em que as árvores estão em stress hídrico, ou durante os meses de setembro a novembro entre as primeiras chuvas e as primeiras geadas): eventualmente será possível obter bons resultados com esta técnica aplicando-a nos momentos mais adequados. No entanto, até serem conhecidos os resultados dessas experiências, será preferível aplicar e tentar otimizar outras técnicas de controlo, em busca de uma técnica que seja suficientemente eficaz e ao mesmo tempo suficientemente rápida para poder ser usada com êxito em ações de voluntariado.

Posted on 01 de setembro de 2022, 10:07 PM by mferreira mferreira

Comentários

Nenhum comentário ainda.

Adicionar um Comentário

Iniciar Sessão ou Registar-se to add comments