Sobre nós

A Associação BioDiversity4all é uma associação sem fins lucrativos, com o NIPC: 509277764.

Os Estatutos e Regulamentos estão disponíveis para consulta.

Direcção

Patricia Tiago
Patricia Tiago
Presidente da Direcção

Doutorada em Biologia na área da Ciência Cidadã, é atualmente investigadora no Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais (cE3c) da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Tem colaborado nas áreas de comunicação, divulgação de ciência e educação ambiental com entidades como a Faculdade de Ciências, o Oceanário de Lisboa, a Fundação Oceano Azul, a Fundação Calouste Gulbenkian, a Sociedade Portuguesa de Botânica e a Associação Bandeira Azul.

Inês Rosário
Inês Rosário
Vice-Presidente da Direcção

Colabora com o BioDiversity4All desde abril de 2015.Licenciada em Biologia e Doutorada em Ecologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Desenvolveu investigação em ecologia de répteis e pequenos mamíferos. Atualmente é investigadora no cE3c, Centro de Ecologia, Evolução e Alterações Ambientais. Gosta de escrever sobre biodiversidade, sobretudo para crianças. Em 2014 escreveu, em co-autoria, o livro Lá Fora – Guia para descobrir a natureza.

Luís Tiago
Luís Tiago
Tesoureiro da Direcção

Engenheiro pelo Instituto Superior Técnico e MBA pela Universidade Nova de Lisboa. Tem um currículo profissional na área de energia, consultadoria de estratégia e engenharia.

Filipe Ribeiro
Filipe Ribeiro
Vogal da Direcção

Licenciado em Biologia Aplicada aos Recursos Animais Marinhos e Doutorado em Biologia da Conservação pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa / Universidade da Califórnia – Davis. É investigador do Centro de Ciências do Mar e do Ambiente, trabalhando com peixes dulciaquícolas em biologia de espécies exóticas. É presidente da Sociedade Ibérica de Ictiologia desde 2014. Tem desenvolvido projectos de transferência de conhecimento científico e comunicação em ciência. Criou em 2002 a Carta Piscicola Nacional (www.cartapiscicola.org)

Cristina Luís
Cristina Luís
Vogal da Direcção

Doutorada em Biologia, é atualmente investigadora auxiliar na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e membro do CIUHCT-Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia. Desenvolve investigação nas áreas da comunicação de ciência, ciência cidadã, ciência e sociedade, história da ciência e história da domesticação do cavalo. Ao longo das últimas décadas tem estado envolvida em inúmeros projetos e iniciativas de envolvimento público na ciência e na co-curadoria de várias exposições, participando ainda em vários projetos e iniciativas de ciência cidadã. Conduziu o primeiro mapeamento de projetos de ciência cidadã em Portugal e faz parte da equipa promotora da Rede Portuguesa de Ciência Cidadã. Integra grupos de trabalho da Rede Europeia de Ciência Cidadã (ECSA) e coordena um projeto de investigação que pretende documentar a história da ciência cidadã em Portugal.

Marta Silva
Marta Silva
Vogal da Direcção

Licenciada em Biologia Aplicada aos Recursos Animais Marinhos e Doutorada em Biologia Evolutiva pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Desenvolveu investigação nas áreas da citogenética de peixes de água doce e da genética molecular humana.

Comunicação, Bioblitzes e Curadoria

Marina Duarte
Marina Duarte
Comunicação

Bióloga Marinha e Mestre em Ecologia Marinha, pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Desenvolve trabalho nas áreas de comunicação de ciência e educação ambiental e para a sustentabilidade. Tem colaborado com diversas entidades na criação e aplicação de projetos educativos, assim como na formação de professores no âmbito do conhecimento, sensibilização e conservação da natureza.

Rita
Rita
Bioblitzes

A colaborar com o Biodiversity4all desde 2021, continua aqui o trabalho de comunicação de ciência e educação ambiental que tem realizado desde que acabou o seu mestrado em Biologia da Conservação. Tem colaborado com entidades como o Oceanario de Lisboa, Companhia das Lezirias e Fundação Oceano Azul, onde procura sempre o envolvimento do publico em assuntos relacionados com biodiversidade, sustentabilidade e outras questões ambientais.

Luís da Costa
Luís da Costa
Curadoria

Licenciado em Biologia (em Ecologia Dulciaquícola) pela Universidade de Namur (Bélgica) e Doutorado em Biologia (em Biodiversidade) pela Universidade de Lisboa.
É atualmente investigador do Royal Museum of Central África (RMCA, Bélgica) onde trabalha com peixes dulciaquícolas do Rio Congo (projecto MbiSa Congo). Colabora também com o Museu Nacional de História Natural e da Ciência (MUHNAC) de Lisboa e com o Centro de Ciências do Mar e do Ambiente (MARE-ULisboa). Trabalha com várias entidades para projetos de consultoria ambiental em África.
Colabora com o Biodiversity4All desde a sua criação e apoia principalmente na actualização da informação relativa às espécies (nomes científicos, nomes comuns, estatutos de conservação, etc.).

IT e Imagem

David Rosário
David Rosário
IT

Com formação em Engenharia Informática e uma grande paixão por birdwatching, ajuda a assciação no desenvolvimento e manutenção das suas plataformas online. Curioso por natureza, é também um grande utilizador da aplicação Biodiversity4all.

Sofia Pereira
Sofia Pereira
IT

Formada em Engenharia Informática pela Universidade Nova de Lisboa e com uma pós graduação em Gestão de Projetos Agile, tem ajudado a associação Biodiversity4All no desenvolvimento e manutenção das suas plataformas online.

Claúdia Baeta
Cláudia Baeta
Imagem gráfica

Designer gráfica e ilustradora científica, com formação em Escultura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. Mestrado em Ilustração Científica pelo Instituto Superior de Educação e Ciências – Universidade de Évora. Como designer tem trabalhado principalmente em comunicação de ciência. Ilustrou as espécies de peixes para o Guia dos Peixes de Água Doce de Portugal Continental, editado em 2021, um projeto da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

Contacto

Agradecemos o seu contacto através do nosso mail: biodiversity4all@gmail.com

Revised on 26 de fevereiro de 2023, 06:17 PM by scpereira scpereira